Jesus

Os melhores Gifs animados jesus:
www.MiniRecados.com/gifs_animados_jesus/


Seguidores

sábado, 5 de abril de 2008

O Crucifixo que falava com São Francisco


Cricifixo de São Damião
O Ícone de São Damião é uma figura colorida, pintada em um pano colado numa tábua de nogueira. Tem 2,10 ms. de altura e 1,30 ms. de largura, 2 cms. de espessura.Vemos Jesus Cristo duas vezes: na cruz, onde, com 1,80 m., sua presença domina todo o quadro. Dentro de um círculo: é o Cristo da Ascensão.
Acima desse Cristo que sai do nosso mundo, podemos ver um meio-círculo onde está representada uma mão com um dedo que aponta: é o símbolo das outras duas Pessoas da Santíssima Trindade: Jesus está voltando para o seu mundo.
Há um quadrado abaixo dos braços de Jesus e meio-quadrado no alto da cruz. No quadrado, o Livro da Vida na Terra, estão os santos ao pé da Cruz. No meio-quadrado, estão os santos da glória do céu: é o Livro da Vida Eterna, que só conhecemos em parte, porque ainda não nos foi inteiramente revelado.
Observe-se que o fundo do Cristo da Ascensão é vermelho, o fundo do quadro dos santos é dourado, e o fundo do Crucificado é negro.
Abaixo dos pés de Cristo há mais alguns santos. Quatro anjos estão representados nos braços da cruz.
Esta é uma descrição sumária, para que você guarde as partes principais do Crucifixo de São Damião. Vamos voltar a falar sobre elas, explicando os detalhes e destacando seu sentido.
Acima da cabeça de Jesus, está escrito, em latim: "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus". Essa inscrição é própria do Evangelho de São João.
Não há dúvida de que a experiência de São Damião foi um dos marcos mais importantes da conversão de São Francisco.Foi aí que ele se surpreendeu com esse Cristo luminoso e fez a primeira oração que conhecemos: "Sumo e glorioso Deus... iluminai as trevas do meu coração...'.
Foi em São Damião que ele recebeu a missão de "restaurar a Igreja".Menos conhecido é o fato de que ele passou longos períodos enfurnado na cripta que havia nesse tempo na igreja. Ele dizia a um amigo que ia procurar um tesouro. As traduções faIam em uma gruta ou caverna, mas o texto latino diz crypta mesmo. A palavra gruta vem daí. Mas cripta era um subterrâneo nas igrejas.
Nessa cripta ele teve uma experiência decisiva. A de sentir dentro dele "um espírito novo, que o levava a orar ao Pai".
Teve um duro trabalho de pedreiro para "restaurar' São Damião e, por isso, ia à cidade pedir pedras de esmola.
Santa Clara conta que, um dia, quando trabalhava em São Damião, sentiu-se todo tomado pelo Espírito do Senhor, subiu a uma parede e começou a cantar em francês.
Quando se juntaram os pobres da redondeza, ele pediu ajuda para construir o mosteiro de São Damião, onde iriam viver umas mulheres de vida santa, cujo exemplo seria uma luz para toda a Igreja.
Foi aí que ele acolheu Clara e suas Irmãs, cuidando da sua "plantinha" e trocando muitas experiências de Deus com essa Irmã santa. Daí veio a espiritualidade que, hoje, chamamos de "francisclariana".
Aí ele fez o sermão das cinzas. Aí, doente e assistido por Santa Clara, ele acabou ditando o "Cântico de Frei Sol", além do cântico "Ouvi, pobrezinhas".
Clara formou nesse local um novo estilo de vida religiosa, teve uma experiência profunda do Crucificado, escreveu sua Regra, Testamento, Bênção e Cartas. Daí partiu para a Casa do Pai, em agosto de 1253.

6 comentários:

Paulo disse...

Em 1º lugar, o anterior post é virus. Elimina-o.
Quando a este Cristo de Damião, é de uma beleza extrema, cheio de simbolismo. Não sei se já viste o filme, é muito belo.

**Je Vois la Vie en Vert ** disse...

Já coloquei este teu selo nos meus blogs amigos.
Cuidado, já me disseram que estes comentários com HERE em azul eram virus. Vê o comentário que o Joseph fez no meu blog.
Beijinhos verdinhos.

Paulo disse...

O filme deu na RTP 1 o mês passado. Acho que era mesmo São Francisco de Assis. Foi uma serie de 2 episodios onde contava a vida dele e de Santa Clara, sua amiga. Dai o Irão Sol e a Irmã Lua. Um filme muito lindo e comovente.

poetaeusou . . . disse...

*
senhor,
Pedimos - Te a Tua companhia permanente, todavia, ajuda-nos a acompanhar os deserdados, os órfãos, os atormentados, os viciados, os criminosos, os famintos da Tua Luz, porque sabemos que, sem este convívio, de nada nos valer pedir - te o que almejamos.
Jesus, abençoa a nossa razão e clareia o nossos sentimentos, no afã de sentirmos a luz da Verdade e multiplicá-la pela presença dos nossos exemplos
,
assim falou franciso de assis
,
*

Mari disse...

Oi manu!!!

Obrigada pelas mensagens....amei...
Esta mensagem do " here", também as recebi, é melhor excluir.
Tenho grande devoção por São Francisco e vou ler bem a história do crucifixo, que não conhecia.
Beijos amiga, ainda estou estudando, a prova será dia 27, preciso desta vaga, beijos, mariiiiiiii
Te adoro já!!!

Ecclesiae Dei disse...

São Francisco e Santa Clara sempre nos tocam. Obrigado pelo Post, não sabia sobre esta Cruz!