Jesus

Os melhores Gifs animados jesus:
www.MiniRecados.com/gifs_animados_jesus/


Seguidores

sábado, 5 de abril de 2008

O Crucifixo que falava com São Francisco


Cricifixo de São Damião
O Ícone de São Damião é uma figura colorida, pintada em um pano colado numa tábua de nogueira. Tem 2,10 ms. de altura e 1,30 ms. de largura, 2 cms. de espessura.Vemos Jesus Cristo duas vezes: na cruz, onde, com 1,80 m., sua presença domina todo o quadro. Dentro de um círculo: é o Cristo da Ascensão.
Acima desse Cristo que sai do nosso mundo, podemos ver um meio-círculo onde está representada uma mão com um dedo que aponta: é o símbolo das outras duas Pessoas da Santíssima Trindade: Jesus está voltando para o seu mundo.
Há um quadrado abaixo dos braços de Jesus e meio-quadrado no alto da cruz. No quadrado, o Livro da Vida na Terra, estão os santos ao pé da Cruz. No meio-quadrado, estão os santos da glória do céu: é o Livro da Vida Eterna, que só conhecemos em parte, porque ainda não nos foi inteiramente revelado.
Observe-se que o fundo do Cristo da Ascensão é vermelho, o fundo do quadro dos santos é dourado, e o fundo do Crucificado é negro.
Abaixo dos pés de Cristo há mais alguns santos. Quatro anjos estão representados nos braços da cruz.
Esta é uma descrição sumária, para que você guarde as partes principais do Crucifixo de São Damião. Vamos voltar a falar sobre elas, explicando os detalhes e destacando seu sentido.
Acima da cabeça de Jesus, está escrito, em latim: "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus". Essa inscrição é própria do Evangelho de São João.
Não há dúvida de que a experiência de São Damião foi um dos marcos mais importantes da conversão de São Francisco.Foi aí que ele se surpreendeu com esse Cristo luminoso e fez a primeira oração que conhecemos: "Sumo e glorioso Deus... iluminai as trevas do meu coração...'.
Foi em São Damião que ele recebeu a missão de "restaurar a Igreja".Menos conhecido é o fato de que ele passou longos períodos enfurnado na cripta que havia nesse tempo na igreja. Ele dizia a um amigo que ia procurar um tesouro. As traduções faIam em uma gruta ou caverna, mas o texto latino diz crypta mesmo. A palavra gruta vem daí. Mas cripta era um subterrâneo nas igrejas.
Nessa cripta ele teve uma experiência decisiva. A de sentir dentro dele "um espírito novo, que o levava a orar ao Pai".
Teve um duro trabalho de pedreiro para "restaurar' São Damião e, por isso, ia à cidade pedir pedras de esmola.
Santa Clara conta que, um dia, quando trabalhava em São Damião, sentiu-se todo tomado pelo Espírito do Senhor, subiu a uma parede e começou a cantar em francês.
Quando se juntaram os pobres da redondeza, ele pediu ajuda para construir o mosteiro de São Damião, onde iriam viver umas mulheres de vida santa, cujo exemplo seria uma luz para toda a Igreja.
Foi aí que ele acolheu Clara e suas Irmãs, cuidando da sua "plantinha" e trocando muitas experiências de Deus com essa Irmã santa. Daí veio a espiritualidade que, hoje, chamamos de "francisclariana".
Aí ele fez o sermão das cinzas. Aí, doente e assistido por Santa Clara, ele acabou ditando o "Cântico de Frei Sol", além do cântico "Ouvi, pobrezinhas".
Clara formou nesse local um novo estilo de vida religiosa, teve uma experiência profunda do Crucificado, escreveu sua Regra, Testamento, Bênção e Cartas. Daí partiu para a Casa do Pai, em agosto de 1253.

6 comentários:

Paulo disse...

Em 1º lugar, o anterior post é virus. Elimina-o.
Quando a este Cristo de Damião, é de uma beleza extrema, cheio de simbolismo. Não sei se já viste o filme, é muito belo.

Je Vois La Vie en Vert disse...

Já coloquei este teu selo nos meus blogs amigos.
Cuidado, já me disseram que estes comentários com HERE em azul eram virus. Vê o comentário que o Joseph fez no meu blog.
Beijinhos verdinhos.

Paulo disse...

O filme deu na RTP 1 o mês passado. Acho que era mesmo São Francisco de Assis. Foi uma serie de 2 episodios onde contava a vida dele e de Santa Clara, sua amiga. Dai o Irão Sol e a Irmã Lua. Um filme muito lindo e comovente.

poetaeusou . . . disse...

*
senhor,
Pedimos - Te a Tua companhia permanente, todavia, ajuda-nos a acompanhar os deserdados, os órfãos, os atormentados, os viciados, os criminosos, os famintos da Tua Luz, porque sabemos que, sem este convívio, de nada nos valer pedir - te o que almejamos.
Jesus, abençoa a nossa razão e clareia o nossos sentimentos, no afã de sentirmos a luz da Verdade e multiplicá-la pela presença dos nossos exemplos
,
assim falou franciso de assis
,
*

Maristella Padão disse...

Oi manu!!!

Obrigada pelas mensagens....amei...
Esta mensagem do " here", também as recebi, é melhor excluir.
Tenho grande devoção por São Francisco e vou ler bem a história do crucifixo, que não conhecia.
Beijos amiga, ainda estou estudando, a prova será dia 27, preciso desta vaga, beijos, mariiiiiiii
Te adoro já!!!

Ecclesiae Dei disse...

São Francisco e Santa Clara sempre nos tocam. Obrigado pelo Post, não sabia sobre esta Cruz!