(para melhor ouvir desligue o mp3 player ao lado)
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
Oração para a Quaresma
Pai nosso, que estais no Céu,
durante esta época de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras,
transformai o nosso egoísmo em generosidade.
Abri nossos corações à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridãoe a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amen.
Última Mensagem, da Rainha 2009. 25. fevereiro
“Queridos filhos !
Neste tempo de renúncia, oração e penitência vos convido de novo : confessem os vossos pecados a fim de que a Graça possa abrir os vossos corações e permitam que Ela os mude. Convertei-vos, filhinhos, abri-vos a Deus e A Seu Plano para cada um de vós.
Obrigada por terem respondido a meu chamado ! ”
Última Mensagem, 2009. 2. Março
-Mensagem dada por Nossa Senhora a Mirjana
Eu estou aqui entre vocês.
Estou olhando seus corações feridos e sem paz.
Vocês têm-se tornado perdidos, meus filhos
. Suas feridas do pecado estão-se tornando maiores e estão distanciando vocês mais ainda da Verdade.
Vocês estão procurando esperança e consolação nos lugares errados, enquanto eu estou oferencendo a vocês uma sincera devoção que é nutrida pelo amor, sacrifício e Verdade.
Eu estou-lhes dando Meu Filho. ”
2 comentários:
Gosto do cantinho, os textos esclarecedores e as orações belas, no entanto, algumas imagens parecem-me demasiado virtuais,... os efeitos e enfeitos,... a música está muito bem, interioriza a Palavra! Padre Vítor (vm11@sapo.pt)
Nossa Senhora bem avisa ... Quem A ouve?
Postar um comentário